InputBox
Para haver interação entre o utilizador e uma macro ou programa é necessário que exista um interface de comunicação. Este poderá ser mais ou menos complexo e completo, contudo existem dois elementos básicos para estabelecer esta ligação: InputBox (Caixa de Entrada) e MsgBox (Caixa de Mensagem).
Neste contexto a InputBox é uma função que permite ao utilizador introduzir dados no programa – é portanto um mecanismo de input (entrada). O MsgBox é um mecanismo de Output (saída) e permite ao utilizador visualizar os dados produzidos pelo programa.
Sintaxe:
InputBox(prompt as string, [title], [default], [left], [top], [helpfile], [helpcontextid],[type])
Numa primeira avaliação da função, pode-se dizer que a mesma possui diversos parâmetros, mas somente o primeiro é obrigatório, sendo que todos os outros quando ignorados assumem valores atribuídos por defeito. O último é importante (type), pois 1 significa que só poderão entrar dados numéricos e 2 para alfanuméricos.
Exemplo:
Sub Maior2Numeros()
Dim Numero1 As Integer, Numero2 As Integer
Numero1 = Application.InputBox("Informe o número1", , , , , , , 1)
Numero2 = Application.InputBox("Informe o número1", , , , , , , 1)
MsgBox Numero1 + Numero2
End Sub
Explicando:
Foi declarada a variável Numero1 como inteiro
Foi utilizada a função InputBox como tipo 1 e o valor digitado será armazenado nas variáveis Numero1 e Numero2
A caixa MsgBox exibirá a soma das duas variáveis. Se você digitar por exemplo 10,6 em uma das variáveis e 10 na outra, o excel neste caso arrendondará para 21, obedecendo a regra de matemática.